Concursos Públicos: devo estudar antes do lançamento do edital?
 /  Dicas de concurseiro / Concursos Públicos: devo estudar antes do lançamento do edital?
Concursos Públicos: devo estudar antes do lançamento do edital?

Concursos Públicos: devo estudar antes do lançamento do edital?

A partir do momento em que se escolhe estudar para concursos públicos, vários questionamentos são feitos. Dentre vários anseios e diversas inseguranças, uma das perguntas que nossos alunos mais costumam fazer diz respeito exatamente ao ponto de partida: deve-se começar a estudar antes do edital ser lançado ou é mais seguro esperar o conteúdo programático ser divulgado?

A resposta para a pergunta não poderia ser outra: comece seus estudos o quanto antes, mesmo que não tenha saído o seu edital! O universo dos concursos públicos está cada vez mais competitivo, com provas mais aprofundadas e candidatos mais preparados. Se, em um passado não tão distante, uma pontuação com aproveitamento de acertos em torno de 70% das questões era suficiente para estar dentro do número de vagas, atualmente, o percentual de 80% de êxito, por vezes, não é hábil a posicionar o candidato nem mesmo dentro do cadastro de reservas.

Ademais, é notório que a quantidade de matérias cobradas nas provas de concursos públicos torna inviável o seu exaurimento pelo concorrente em apenas 3 (três) meses, prazo médio entre o lançamento do edital e a prova almejada. Como dito anteriormente, para que se tenha um bom rendimento no certame, com direito a uma boa classificação, é indispensável que o candidato tenha estudado todo o conteúdo programático, com vistas a acertar entre 85% e 90% das questões que compõem prova. Por isso, sem dúvidas, é necessário um planejamento com antecedência de, no mínimo, 6 (seis) meses.

Vê-se, portanto, que a preparação deve ter início antes do lançamento do edital, para que o concurseiro consiga terminar todo o conteúdo programático e para que ele se coloque à frente dos seus adversários. Entretanto, surge outra questão: como estudar antes de sair o edital sem ter certeza de quais matérias serão cobradas? De fato, é quase impossível prever qual será o conteúdo cobrado. Porém, sabe-se que, geralmente, os editais costumam seguir um padrão: pelo menos 60% das matérias cobrada no certame anterior será repetida na próxima prova para o mesmo cargo.

O candidato deve, portanto, adiantar seus estudos e começar seu planejamento pelas matérias básicas, aquelas que sempre são cobradas nas provas de concursos, e adicionar em seu programa as matérias específicas que, com certeza, serão cobradas no certame de sua escolha, informações que podem ser checadas a partir da análise dos últimos editais. Outrossim, é de suma importância que o concurseiro esteja atualizado acerca das mudanças legislativas e novas tendências a serem exploradas em provas. Por exemplo: Direito das Pessoas com Deficiência e Noções de Sustentabilidade são matérias que não faziam parte dos conteúdos programáticos anteriormente, mas já estão sendo altamente explorados nas provas.

Parafraseando um brocardo jurídico muito conhecido, é sabido que “a aprovação não socorre aos que dormem”. O planejamento prévio de estudos é indispensável ao êxito! Portanto, não deixa para depois, comece seus estudos agora.

Caso precise de ajuda, a equipe do Instituto Fórmula preparou cursos para diversos concursos com editais iminentes! Não deixe de conferir no link: http://institutoformula.com.br/curso/pre-edital/.

E não se esqueça: quem antecipa seus estudos, antecipa sua aprovação!

Comentários

O seu e-mail não estará visível no comentário. Os campos obrigatórios possuem *

Junte-se a nós e venha descobrir a FÓRMULA para sua aprovação!

Newsletter