Conheça o cargo público: Delegado
 /  Conheça o Cargo / Conheça o cargo público: Delegado
Conheça o cargo público: Delegado

Conheça o cargo público: Delegado

Hoje é dia de continuar a série “Conheça o cargo público”!

E a carreira escolhida para ser objeto desta publicação é a de Delegado. Descreveremos as principais características deste cargo e de seus concursos. Ao final, ainda daremos informações sobre os certames em aberto e os que estão com edital iminente.
O delegado é a autoridade policial e o responsável pelo comando das instituições policiais. Ele presidirá o Inquérito Policial e chefiará as investigações no órgão que ocupa. Em resumo, as funções primordiais do delegado são investigar e reprimir os crimes. As suas atribuições mais específicas, entretanto, variarão de acordo com a corporação que serve: Polícia Civil ou Polícia Federal.
O delegado vinculado à Polícia Federal exercerá as funções de polícia judiciária da União, atuando com viés de preservar a ordem pública, a incolumidade das pessoas e os bens e interesses da União. A Polícia Federal tem ganhado muito destaque em razão da operação Lava-Jato, que atiçou o interesse de muitas pessoas em conhecer melhor as carreiras policiais ligada a esta corporação. E para aqueles que almejam o cargo em comento, interessa informar que o concurso para delegado da PF já foi autorizado e o edital deve ser lançado a qualquer momento.
O cargo supracitado exige que o candidato seja bacharel em Direito e possua experiência mínima de três anos de atividade jurídica ou policial. O certame é composto por várias fases, quais sejam: prova objetiva, prova discursiva, exame de aptidão física, exame médico, prova oral e avaliação psicológica. A remuneração também é bem atraente – mais de R$ 22.000,00!
Já o delegado que trabalha junto às policias civis se ocupa das questões estaduais. A remuneração varia de estado para estado, mas gira em torno de R$ 20.000,00 também. O requisito da prática forense não é regra! Alguns estados não exigem que o candidato tenha exercido atividade jurídica ou policial anteriormente. Contudo, a tendência é que todos venham a exigir.
As provas para delegado da Polícia Civil seguem o mesmo padrão dos certames direcionados à Polícia Federal, englobando todas as fases. Ademais, o concorrente que tem vocação para a Polícia Civil acaba tendo mais oportunidades, vez que pode prestar concursos em todos os estados.
Nesse sentido, insta destacar que, além de vários concursos já em andamento, ainda estão por vir diversos certames para delegado nos mais variados estados! Dentre eles, os editais da Polícia Civil de Sergipe, da Polícia da Paraíba, da Polícia Civil do Ceará e da Polícia de Roraima.

Saia na frente dos demais candidatos e comece já seus estudos para os concursos ora em análise. Acesse o nosso site – http://institutoformula.com.br/curso/pre-edital/delegado/ e confira os cursos pré-editais que lançamos para você, futuro delegado!

Comentários

O seu e-mail não estará visível no comentário. Os campos obrigatórios possuem *

Junte-se a nós e venha descobrir a FÓRMULA para sua aprovação!

Newsletter