quinta-feira
17 janSaiba se preparar para a prova oral de cartório do DF.
Como se preparar para a prova oral.
Nosso Professor Mauro Moreira com a finalidade de ajudar os alunos, dá dicas valiosas para a preparação da prova oral. Confira:
“A prova oral é um momento único no estudo dos concursos. Já fiz 13, sendo aprovado em 12.
Como já fiz muitas provas orais, posso dizer, cada prova tem a sua peculiaridade.
Fui aprovado em duas provas orais aplicadas pelo CESPE (Procurador Federal/2010 e Cartório da Bahia/2014).
O que posso dizer, de logo, é que a prova organizada pelo CESPE foge dos padrões de outras provas orais de Cartório (como exemplo das aplicadas pelo IESES).
O CESPE tem na composição das bancas, além de notários e registradores, profissionais de outras carreiras, que muitas vezes conhecemos aqui de Brasília, tais como: Advogados da União, Procuradores Federais, Juízes do TJDFT, Promotores do MPDFT.
Isso é refletido na banca, na medida em que se pergunta muito sobre questões jurisprudenciais, sendo certo que as perguntas não são tão diretas quanto perguntas de lei seca.
Apesar disso, não se deve esquecer que as perguntas querem que você aborde todos os pontos do espelho (check list) que fica nas bancadas dos examinadores.
Assim, no estudo para prova do concurso o candidato deve dissecar os julgados do STF e STJ, portanto, não basta dar uma resposta seca, você deve desenvolver todos os elementos contidos nos julgados, mostrando conhecimento profundo e prático sobre os temas.
Na orientação que faço no Instituto Fórmula, além de ensinar aos alunos a busca pelo aspecto prático dos institutos, uso uma fórmula tradicional de estudos, qual seja: 5W1H.”
Para a sua melhor preparação, confira nosso Curso Intensivo para Cartório do Distrito Federal.
Cartório do DF
Cartório do DF
Cartório do DF
Cartório do DF
Cartório do DF
Comentários