quarta-feira
9 maioConheça o cargo público: Analista Judiciário
Caso você esteja se preparando para concursos público, mas ainda não esteja decidido acerca da carreira que quer seguir, preparamos algo que vai te ajudar! Na série: “Conheça o cargo público”, descreveremos as principais características de algumas carreiras jurídicas e de seus concursos e, ao final, daremos algumas dicas sobre as provas que estão por vir e como se preparar para elas.
O cargo ora em análise é o de Analista Judiciário. Os analistas são responsáveis pela assessoria em determinados setores dos Tribunais, do Ministério Público, dentre outros órgãos. Os Analistas Judiciários – área judiciária – serão lotados nos gabinetes ou cartórios e auxiliarão diretamente os juízes, desembargadores, ministros, promotores, procuradores, defensores, etc.
Dentre suas atribuições, o analista judiciário deverá realizar atividades relacionadas ao recebimento, análise e processamento de petições, verificação de prazos e indexação e pesquisa de jurisprudência. Diante disso, percebe-se que se trata de um cargo que exige qualificação, pois as atividades exercidas são privativas de bacharel em Direito.
A remuneração do cargo varia de acordo com o órgão, mas gira em torno de R$ 12.000,00, com direito, ainda, a outros benefícios. Ademais, há de se destacar que o cargo oferece a tão sonhada estabilidade profissional e possibilidade de ascensão na carreira.
O cargo, de fato, é muito atraente, motivo pelo qual desperta milhares de postulantes às vagas oferecidas em cada certame. Por isso, o candidato deve se dedicar ao máximo e começar seu planejamento de estudos o quanto antes. A sugestão, em um primeiro momento e enquanto não são lançados novos editais, é que se dê muito atenção às matérias básicas, quais sejam: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Informática e Português, pois elas estão sendo cobradas com maior aprofundamento e costumam fazer parte da maioria dos conteúdos programáticos.
Ainda sobre o tema, tem-se que muitas novidades estão por vir! Isso ocorre, uma vez que os últimos concursos do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios e do Ministério Público da União já tiveram sua validade expirada, o que possibilita o lançamento de novos editais a qualquer momento. Os dois certames mencionados costumam convocar muito além do número de vagas previsto no edital, o que aumenta as chances de ser aprovado, ao passo que também majora o número de concorrentes. Há, ainda, previsão de diversos editais no País inteiro. Tribunais de Justiça e Tribunais Regionais do Trabalho estão com editais iminentes!
Se você se restou convencido de o cargo de analista judiciário é a melhor opção, não deixa de conferir nossos cursos disponíveis no site www.institutoformula.com.br.
Espero por você!
Comentários