Conteúdos mais cobrados na prova de cartório do DF.
 /  Cartórios / Conteúdos mais cobrados na prova de cartório do DF.

Conteúdos mais cobrados na prova de cartório do DF.

 

Saiba os conteúdos mais cobrados para a prova de cartório do DF.

Com o intuito de ajudar na preparação do certame, nosso Professor Mauro Moreira indica quais são os conteúdos que mais caem na prova de cartório do DF e da dicas valiosas de como começar a estudar. Confira:

As matérias mais importantes do certame são as relacionadas às disciplinas de DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL e de DIREITO CIVIL.
Neste concurso, o DIREITO PRIVADO (em contraponto ao DIREITO PÚBLICO) ganha enorme força, na medida em que atividade notarial está intimamente ligada ao mundo negocial, pois é nos cartórios que os negócios jurídicos acontecem.

Divido as matérias em níveis de importância, sendo certo que no primeiro nível estão as seguintes disciplinas:

REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS
TABELIONATO DE NOTAS
TABELIONATO DE PROTESTO DE TÍTULOS
REGISTRO DE IMÓVEIS
REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS JURÍDICAS E DE TÍTULOS E DOCUMENTOS
DIREITO CIVIL

Por onde começar a estudar?

Para estudar essas matérias deve-se iniciar com a leitura da LEI SECA (por exemplo: Normas Extrajudiciais do TJDF, Código Civil, Lei 6015/1973, a Lei 8.935/1994 e a Lei 9492/1997).

Na parte doutrinária, indico o Código Civil para concursos coordenado pelo Professor Cristiano Chaves e o livro Legislação Notarial e Registral da Professora Martha El Debs, ambos da editora JusPodivm.

Por conseguinte, o candidato deve buscar a jurisprudência mais atualizada do STF e do STJ, sendo certo que indico o site do STF, STJ e Dizer o Direito.
Ademais, um ponto importante neste concurso é o perfil da Banca, portanto, o aluno deve buscar realizar muitas questões da banca.

O que estudar para a segunda fase do certame?

Na segunda fase, indico o livro de Peças Práticas do Professor André Villaverde.

Essas matérias ganham mais força na segunda fase (prova escrita) do concurso, na medida em que se cobra o conhecimento de temas específicos nas dissertações e o conhecimento prático para confecção das peças práticas.

Noutra ponta, por se tratar de um concurso realizado pelo CESPE, bem como analisando provas anteriores, verifica-se que a prova será pesada na cobrança da letra da lei e da jurisprudência quanto às seguintes disciplinas:

DIREITO CONSTITUCIONAL
DIREITO ADMINISTRATIVO:
DIREITO TRIBUTÁRIO
DIREITO PROCESSUAL CIVIL
DIREITO PENAL
DIREITO PROCESSUAL PENAL
DIREITO EMPRESARIAL
Nessas matérias, eu concentraria o estudo na legislação, jurisprudência e resolução de muitas questões. O estudo da doutrina seria pontual quanto aos temas não compreendidos por meio da resolução de questões ou para facilitar o entendimento de algum ponto da legislação e doutrina. Isso, tendo em vista que o tempo é escasso para maiores aprofundamentos.

Reforçando que se trata de um concurso diferente de outros, será cobrada ainda a LEGISLAÇÃO LOCAL, como exemplo, a Lei Orgânica do DF, sendo certo que basta a leitura da lei e resolução de questões.

Diante disso, orientarei meus alunos na preparação específica quanto às Normas Extrajudiciais do TJDFT, Legislação Local, estudo profundo da jurisprudência do STF e STJ, bem como a resolução exaustiva de questões do CESPE.

No que tange aos CONHECIMENTOS GERAIS, posso dizer que é a matéria mais difícil de estudar, na medida em que ela se apresenta de forma aberta. É comum cair em concursos administrativos como ATUALIDADES. Não perderia tempo estudando, mas se quiser garantir esses ponto (1 a 3 questões) eu leria um resumo que trate de atualidades.

O estudo de PORTUGUÊS, por sua vez, é importante para a segunda fase, na medida em que o CESPE costuma tirar muitos pontos nas provas práticas por erros de português, sendo extremamente significativo quando se trata de um concurso tão concorrido.

Quer se preparar da melhor forma para o concurso? Confira nosso Curso Intensivo para Cartório do DF.

Cartório do DF

Cartório do DF

Cartório do DF

Cartório do DF

Cartório do DF

Related Posts

Comentários

O seu e-mail não estará visível no comentário. Os campos obrigatórios possuem *

Junte-se a nós e venha descobrir a FÓRMULA para sua aprovação!

Newsletter