Informática- MEMÓRIA SECUNDÁRIA/AUXILIAR.
 /  Informática / Informática- MEMÓRIA SECUNDÁRIA/AUXILIAR.

Informática- MEMÓRIA SECUNDÁRIA/AUXILIAR.

Memória secundária: memórias chamadas de “memórias de armazenamento em massa”, para armazenamento permanente de dados. Não podem ser endereçadas diretamente, a informa- ção precisa ser carregada em memória principal antes de ser tratada pelo processador. Não são estritamente necessárias para a operação do computador. São não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Como memórias externas de armazenamento em massa podemos citar os discos rígidos, como o meio mais utilizado, disquetes, fitas magnéticas e uma série de discos óticos como CDs, DVDs e Blu-Rays.

O DISCO RÍGIDO OU HD

Se o Processador é quem executa nossas ordens, e é na Memória que ele trabalha, será no Dis- co Rígido ou HD (Hard Disk) onde ele armazenará as informações de modo permanente.

O Disco Rígido (pode haver mais de um no mesmo computador) possui em média de 500 Gi- gabyte a 1 Terabyte de armazenamento, e é onde o computador lê as informações que serão processadas. Essas informações são guardadas sob a forma de Arquivos, que são a unidade de armazenamento de informação em discos.

Nossos Arquivos podem ser de programas, textos, banco de dados, documentos, etc. Seu ta- manho varia. Quando o processador lê um arquivo, armazenando-o na memória, ele apenas o copia para lá, permanecendo o arquivo sem modificação no HD, a não ser que você queira alterá-lo.

A operação de inserir um arquivo no HD chama-se Gravar, e a de retirar um arquivo chama-se

Excluir ou Deletar.

O HD está localizado dentro do Gabinete do computador, e, além de não estar visível, é totalmente lacrado, impedindo que qualquer impu- reza penetre no Disco e o danifique.

Quando trabalhamos com o HD gravando arquivos, nosso Disco gira centenas de vezes por mi- nuto e uma cabeça magnética de gravação insere os dados binários na estrutura do disco, sem sequer tocá-lo.

Para que um Disco possa estar útil é preciso que esteja Formatado, ou seja, é preciso que tenha- mos criado no Disco os lugares para o armazenamento magnético de nossos dados.

Podemos comparar um HD a uma estante em nossa biblioteca, onde armazenamos nossos livros para leitura. É no HD que nossos Arquivos (livros) são armazenados.

Palavras-chave:   

Comentários

O seu e-mail não estará visível no comentário. Os campos obrigatórios possuem *

Junte-se a nós e venha descobrir a FÓRMULA para sua aprovação!

Newsletter