quarta-feira
12 abrQual área da carreira pública eu quero seguir?
Definir em que poder, esfera, órgão ou em que tipo de atividade você quer trabalhar é essencial. É esse o ponto de partida para decidir as matérias que serão estudadas, o ritmo de estudos, as técnicas utilizadas…
Por exemplo, não há como estudar para o concurso do Senado Federal e do STJ ao mesmo tempo, ou para Promotor de Justiça e Auditor do TCU. São áreas muito diversas e com matérias bastante diferentes.
É muito comum que o concurseiro iniciante queira fazer todas as provas que aparecem pela frente, mas com o tempo ele percebe que dessa forma, mudando de edital a toda hora, não há como ser competitivo.
É preciso se especializar em uma área e, assim, fazer os concursos que fazem parte do mesmo ramo.
Dentro da área jurídica, por exemplo, pode o candidato se especializar em concursos para as procuradorias, para a magistratura ou para analista dos tribunais. Na eventualidade de um edital de outra área com matérias compatíveis é válido prestar o concurso, pois as chances serão boas e, caso não haja êxito, o foco permanecerá o mesmo.
Assim, reflita sobre o que você espera de um emprego público, sobre o cargo que você gostaria de ocupar e sobre as matérias que gostaria de estudar e trabalhar. Defina, então, a sua carreira, e torne-se especialista nela. Seja competitivo!
Qualquer que seja a sua decisão, conte com o Instituto Fórmula para te orientar e te capacitar. Você merece vencer!
Comentários