terça-feira
3 novRegistro de Imóveis – Procedimento de retificação.
O que é retificar? É corrigir para que o registro mostre exatidão. A função do registro é trazer segurança jurídica com exatidão. Se não houver exatidão, não há segurança jurídica.
Assim, para que o registro tenha segurança jurídica e exatidão, a lei prevê a possibilidade de se fazer a retificação no âmbito da serventia de registros de imóveis.
Obs.: vale lembrar que em um passado (não tão distante) o procedimento de retificação, em especial o do artigo 213, inciso II da LRP, era feito somente pela via jurisdicional.
LRP. Art. 212. Se o registro ou a averbação for omissa, imprecisa ou não exprimir a verdade, a retificação será feita pelo Oficial do Registro de Imóveis competente, a requerimento do interessado, por meio do procedimento administrativo previsto no art. 213, facultado ao interessado requerer a retificação por meio de procedimento judicial. (Redação dada pela Lei nº 10.931, de 2004)
Parágrafo único. A opção pelo procedimento administrativo previsto no art. 213 não exclui a prestação jurisdicional, a requerimento da parte prejudicada. (Incluído pela Lei nº 10.931, de 2004)
É necessário que o registro ou averbação seja omisso, impreciso ou não exprima a verdade.
A retificação será feita pelo Oficial do Registro de Imóveis competente. E quem é o oficial competente? Isso varia de Estado para Estado, de situação para situação. Via de regra, é o oficial que detém o próprio registro.
Os atos de averbação (a retificação é feita via averbação), podem ser realizados por um oficial que não seja o competente territorialmente. Contudo, esse entendimento não é pacífico. Por exemplo, o Estado de São Paulo tem várias decisões de que o juízo competente para realizar a retificação é o juízo competente territorialmente.
A recomendação é que a retificação seja feita pelo oficial que tenha o próprio registro.
Quem é o interessado? Quem faz prova do interesse. A lei faculta ao interessado o requerimento para retificação de área.
Não confundam: interessado ≠ aquele que detém direito no registro. Ex.: vamos supor, que é necessária a retificação de um remanescente para se registrar uma escritura. Nesse caso, o comprador nessa escritura, não tem nada naquele registro ainda, pois não foi dado ingresso ao título dele. Porém, ele é interessado para fins de proceder a retificação de área daquela matrícula, caso contrário, ele nunca registrará seu título.
MARINI, Leandro. Procedimentos no registro de imóveis. Brasília, 2020.
Vale lembrar que segundo o artigo 212 da LRP, há possibilidade de o interessado proceder a retificação na via administrativa ou judicial.
A possibilidade da via administrativa não afasta a via judicial.
Obs.: Há prescrição para se requerer procedimento de retificação de registro? Em regra, não, visto que a retificação de registro é declaratória. Ela só declara uma situação que se encontra equivocada no registro.
Todavia, existe um entendimento da 3ª turma do STJ [1]que deve ser considerado, qual seja: nos casos em que a retificação de registro for constitutiva, isto é, alterar os direitos reais da matrícula, haverá prazo prescricional.
[1] STJ. 3ª Turma. REsp. 436.931/MG.
O artigo 213, I da LRP permite que a retificação seja de ofício ou a requerimento.
LRP. Art. 213. O oficial retificará o registro ou a averbação:
I – de ofício ou a requerimento do interessado nos casos de:
Essa retificação do I é conhecida como retificação unilateral. O oficial poderá fazer de ofício, desde que não haja dúvidas e tenha segurança jurídica em proceder a retificação.
II – a requerimento do interessado, no caso de inserção ou alteração de medida perimetral de que resulte, ou não, alteração de área, instruído com planta e memorial descritivo assinado por profissional legalmente habilitado, com prova de anotação de responsabilidade técnica no competente Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – CREA, bem assim pelos confrontantes
No inciso II o oficial não poderá proceder a retificação de ofício. Essa retificação é chamada de retificação bilateral.
A retificação prevista neste inciso só é feita a requerimento do interessado.
Obs.: Na retificação bilateral pode haver alteração da área do imóvel. Tanto no inciso I, como no inciso II, ensejará ato de averbação.
MARINI, Leandro. Procedimentos no registro de imóveis. Brasília, 2020.
Comentários